Equipamentos
Equipamento: SC 144DR- LECO
O analisador SC-144DR é um instrumento de quantificação simultânea de Carbono e Enxofre através de um detector de infravermelho. Há possibili-dade de quantificação de diversos tipos de materiais orgânicos, como: coque e hulha, e inorgânicos como: solo, rocha calcária e cimento. Link do fabricante: http://lecobrasil.com.br/
A Hidropirólise é uma técnica de simulação usada para reproduzir em laboratório os processos geológicos de geração e expulsão de petróleo a partir do aquecimento de uma rocha geradora imatura em presença de água. Os produtos destas simulações são um excelente meio para estudar as alterações composicionais que ocorrem no betume e no óleo expulso causadas pelo aumento da maturação da matéria orgânica contida na rocha geradora, e não a processos secundários tais como biodegradação, lavagem por água, maturação secundária, entre outros. Os efeitos do aumento da evolução térmica da matéria orgânica sobre os principais parâmetros geoquímicos e petrográficos, usados na caracterização de rochas geradoras de petróleo e óleos, também podem ser estudados a partir dos produtos gerados pela técnica.
O Laboratório de Palinofácies & Fácies Orgânica (LAFO) possui uma autoclave Parr de 250mL que trabalha com alta pressão (3000 PSI) e temperaturas até 360 ºC.
A Palinofácies é uma análise qualitativa e quantitativa da matéria orgânica particulada que consiste na identificação dos componentes organopalino-lógicos (grupos e subgrupos do querogêneo) e contagem destes (300 a 500 partículas) fazendo-se uma cobertura da lâmina, através de seções trans-versais verticais, utilizando-se uma ocular com retículo cruzado graduado, onde os valores são registrados manualmente em folhas de contagem, obedecendo a classificação proposta por Tyson (1995) e Mendonça Filho et al. (2017). Os resultados obtidos através desta análise podem fornecer dados relevantes para uma caracterização paleoambiental, informações sobre tendências regressivas/transgressivas no contexto da Estratigrafia de Sequência, tendências de raseamento-aprofundamento, determinação das fácies orgânicas favoráveis à geração de hidrocarbonetos, entre outros.
A análise microscópica é efetuada em lâminas organopalinológicas utilizando Microscópio Zeiss, modelo Axioskop 2-plus (são dois microscópios), com ocular de 10x e objetiva de 20x de aumento (quando necessário utilizam-se objetivas de 40x e 100x de aumento para exame particular mais detalhado), através da utilização de técnicas de microscopia sob luz branca transmitida e modo fluorescência.
Microscópio Estereoscópico Stemi 2000-C Zeiss
Utilizado nas seguintes etapas da análise micropaleontológica: observação e triagem de microfósseis. Aumento máximo de 100X com possibilidade de adaptação de lentes duplicadoras para maior ampliação dos espécimes.
Microscópio Estereoscópico Discovery V8 Zeiss
Utilizado nas seguintes etapas da análise micropaleontológica: observação, triagem e identificação taxonômica preliminar de microfósseis. Aumento máximo de 160X com possibilidade de adaptação de lentes duplicadoras para maior ampliação dos espécimes.
Em breve