Quem Somos
O laboratório de Palinofácies e Fácies Orgânica (LAFO) foi criado em 1999 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Posteriormente, foram adquiridos novos equipamentos através dos projetos de P&D&I CTPETRO/CNPq/UFRJ (2000), CTPETRO/FINEP/PETROBRAS/UFRJ (2005), FAPERJ/UFRJ (2006), PETROBRAS/UFRJ (2006) e ANP/PETROBRAS/UFRJ (2006, 2008, 2009, 2011, 2014 e 2017) implementando definitivamente as linhas de pesquisa em Palinofácies, Fácies Orgânica, Petrografia Orgânica, Geoquímica do Petróleo e Ambiental, Biogeoquímica e Geomicrobiologia. As atividades de pesquisa desenvolvidas, desde o início de sua criação em 1999, sempre estiveram relacionadas principalmente a área de Exploração de Recursos Energéticos, mais especificamente as linhas de pesquisa em Geoquímica Orgânica, Palinofácies e Fácies Orgânica e Petrografia Orgânica e do Carvão. No entanto, outras linhas de pesquisa, relacionadas as mesmas áreas, foram sendo incorporadas e desenvolvidas no âmbito da pesquisa do grupo de trabalho no LAFO-UFRJ. Sendo assim, linhas de pesquisa relacionadas a geoquímica orgânica ambiental, geomedicina, biogeoquímica e geomicrobiologia acabaram se tornando parte da pesquisa, de forma associativa, as linhas de pesquisa já existentes. Assim, as atividades de pesquisa desenvolvidas sempre estiveram voltadas, essencialmente, ao estudo da matéria orgânica particulada (querogênio) e molecular (betume) tanto em sedimentos recentes como em rochas sedimentares de diferentes períodos através do tempo geológico (Paleozoico, Mesozoico, Cenozoico), além do estudo dos componentes orgânicos (particulados e, principalmente, moleculares) na contaminação de sistemas atuais (derrames de óleo, vazamentos de combustíveis fósseis, contaminação em sistemas continentais e marinhos pela atividade de exploração, transporte, refino, beneficiamento, armazenamento, etc. de combustíveis fósseis). Muitas técnicas e metodologias tem sido empregadas no estudo da matéria orgânica e outras tem sido desenvolvidas em projetos de pesquisa. Assim, a ênfase no desenvolvimento das atividades de pesquisa esteve principalmente relacionada a exploração de combustíveis fósseis (petróleo e carvão), tanto na utilização de técnicas e metodologias já consagradas no meio técnico-científico como no desenvolvimento de novos métodos de investigação. Para tanto, o desenvolvimento de um grande número de projetos de pesquisa, tanto com financiamento de agências de fomento como em parceria com Empresas, Centros de Pesquisa e Universidades, nacionais e internacionais, impulsionou, sobremaneira, os avanços nessas atividades, propiciando, ainda, uma melhoria considerável na infraestrutura institucional e na qualidade do ensino.
Pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação acadêmica nas áreas de exploração de petróleo e meio ambiente com ênfase nos estudos da matéria orgânica particulada e molecular.
Consolidar-se como um laboratório de referência mundial em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Fácies Orgânica e estudo da matéria orgânica dispersa.
- Ética
- Honestidade
- Transparência
- Qualidade